segunda-feira, 9 de junho de 2014

Leões da Serra conquistam 17ª Edição da Taça de Cidade de Barcelos




A Melhor Final.
Se a memória não nos atraiçoa,  esta terá sido a 5ª Final da Taça Cidade de Barcelos disputada neste Estádio , e de todas as finais aqui disputadas,  atrevemo-nos a dizer que esta  foi seguramente a melhor de todas.
Olhando para dentro das quatro linhas e verificando  a postura que ambas as equipas demonstraram ,  e pelo espetáculo que nos brindaram com   6 golos ,  e  ficaram pelo menos 3 por marcar 2 para o Silva e 1 para o Leões da Serra , estaremos todos de acordo  se dissermos  que houve jogos da primeira  liga  portuguesa jogados ao longo da época  neste mesmo Estádio, que não tiveram o brilho e a  qualidade que este teve, estaremos a exagerar? 


Silva entra a matar e não deixa os Leões respirar. 

Estamos obviamente orgulhosos  de ver tão excelente espetáculo.  A Silva partiu favorita para este jogo , pois levava na bagagem uma grande confiança depois de ter vencido o Campeonato com 19 pontos de avanço sobre o 2º Classificado, e  bastou ouvir o apito inicial do árbitro para esta  chamar a si todas as suas qualidade e  encostar desde  o 1ª minuto os Leões ás cordas , e as ofensivas da equipa da Silva eram tantas, que o golo se adivinhava   a qualquer momento . Os Leões defendiam  como podiam e nem tempo tinham de respirar, tal era o caudal ofensivo  por parte  da equipa adversária,  primeiro pelos jogadores do meio campo a ganhar todos os ressaltos de bola , e os três avançados João Paulo, Nuno  e Biko eram uma ameaça constante  para a baliza à guarda de  Dida ,  até que aos 9 minutos surge o golo mais que anunciado para a equipa da Silva ,  grande pressão na área dos Leões da Serra ,  os jogadores da Silva estavam em grade número na área  dos leões e Ferreira um defesa  que foi à frente para aproveitar um ressalto , e na grande área rematou fora do alcance de Dida. Loucura total nas bancadas com o Núcleo da Silva na frente.  


Leões contra a corrente do jogo marcam ,  e a Silva ( pelas oportunidades criadas ao longo da 1ª parte) merecia  ir para descanso com a vantagem mínima. 

 A Silva continuava a comandar o jogo, mas os Leões em contra ataque vão  à frente esporadicamente e  no entender o árbitro houve falta merecedora de grande penalidade a castigar um derrube ao avançado dos Leões da Serra Sérgio. Luís chamado a converter  rematou para o aldo direito de Eduardo e com alguma sorte a bola bate no poste e entra. Estávamos com 20 minutos de jogo.    A  Silva jogava o melhor futebol e sofreu o golo do empate completamente contra a corrente do jogo. Não se deixou abalar  carregou  ainda mais  em cima do reduto dos Leões  . Aos 26 minutos  Biko na direita do ataque recebe a bola, flete um pouco para a zona frontal da área e remata forte de pé esquerdo, obrigando Dida a fazer a defesa da tarde. Mas as oportunidades flagrantes para o Núcleo da Silva não se ficaram por aqui,  pois  Ganas aos 35 minutos também tenta finalizar com êxito em excelente posição,  mas a bola sai ligeiramente ao lado do poste direito de Dida. Mesmo no final dos primeiros 45 minutos , foi a vez dos Leões criarem muito perigo junto da baliza de Eduardo ,  foi na sequência de um canto do lado esquerdo do ataque dos Leões ,  a bola sobra para o 2ª poste e vai cair nos pés de Ricardo ,  mas este não estava à espera, e rematou meio enrolado ,  fazendo a bola sair  para fora .   Com este resultado 1-1  era aceitável , mas a Silva podia ir com um ou dois golos de vantagem para o descanso .


Leões  entram melhor na etapa complementar mas a Silva contra a corrente de Jogo coloca-se em vantagem .

Na etapa complementar os Leões entraram muito mais determinados e fizeram o mesmo que  Silva tinha feito no início do Jogo ,  isto é,  a querer assumir as rédeas do jogo. Aos 55 minutos vimos uma grande jogada de Luís a entrar na grande área da Silva com dribles sucessivos, mas levou demais o seu atrevimento e foi desarmado pelos defensores da Silva,  mas ficava aqui o aviso deste Jogador, que acabaria por ser a chave da reviravolta , Já lá iremos.  Aos 57 minutos mais uma vez o perigo rondou a baliza da Silva , mais uma vez sempre os mesmos protagonistas , Luís foge pela esquerda do ataque nas costas dos defensores da Silva, vai   á linha de fundo nas imediações da linha da grande área ,  cruza rasteiro atrasado ,  e Sérgio aparece na grande aérea completamente sozinho  a encher o pé , mas Eduardo faz uma portentosa defesa evitando quase o impossível .  Com os Leões a dominar, foi a equipa da Silva a passar para a frente do marcador, Livre direto à entrada da área em zona frontal  à baliza, e Biko como uma execução perfeita  de pé esquerdo ,  mete a bola na gaveta, com Dida  a tentar desviar a bola com os olhos ,  grande golo deste avançado que foi o rei dos marcadores do campeonato com 26 golos.  Da mesma forma que os Leões tinham chegado ao empate contra a corrente de jogo, aqui a Silva também deu o seu veneno a provar. 


Os Leões continuaram na procura do empate e Luís aproveitou bem o Corredor esquerdo para acelerar a recuperação.  

Com 30 minutos  para o Final , os adeptos da Silva quase levavam as bancadas do Estádio abaixo,  e pensaram que dificilmente a Taça podia fugir das suas mãos . Mas este golo foi como uma luz se apagasse para a equipa da Silva. A equipa da Silva a partir daqui, nem foi capaz de defender bem , nem atacar com perigo , foi o esforço despendido  na 1ª parte? Estamos cientes que sim , e a partir daqui só deu Leões da Serra .   Luís estava imparável e mais uma vez apanha a defesa da Silva em contra pé ,  esgueira-se mais uma vez pela esquerda !  Faz a mesma jogada que tinha colocado de bandeja nos pés do perdulário Sérgio,  só que desta vez foi  Mica  aparecer completamente sem marcação   na área  e só com Eduardo pela frente ,  encostou para o 2-2 ,  e as bancados quase vinham a baixo por parte dos adeptos dos Leões da Serra ,  isto quando o placar assinalava 76 minutos de jogo. O último quarto de hora foi mais equilibrado e ainda vimos Tiago que tinha entrado em jogo a fazer uma  jogada genial pela esquerda  , a entrar  da linha de fundo para dentro   já em plena na pequena área  e  a entregar de bandeja a um seu  companheiro ,  mas este perdeu tempo de remate e acabou por esbarrar os esférico nos defensores dos Leões. 


 Dois pênaltis favoráveis aos Leões  num minuto colocou-os com as duas mãos na taça . 

O Relógio caminhava para o final e quando todos pensavam que o jogo iria para prolongamento , numa insistência do ataque dos Leões,  sempre pelo lado esquerdo  ! Vimos um jogador estatelado na grande área da Silva e ao árbitro apitar para a marca de grande penalidade. Estava-mos no minuto 86.  Luís para não variar e  chamando a converter, faz a paradinha e   e tanto quis desviar a bola de Eduardo que fez esta  esbarrar  no  poste direito  do GR ,  os defesas da Silva não foram lestos aliviar a bola da área e  mais uma vez aparece estatelado mais um jogador dos Leões , e mais uma vez o árbitro apontar penalti , e mais uma vez Luís chamado a  converter. Desta vez Luís bateu bem para o lado esquerdo de Eduardo e os Leões estavam a 2 minutos dos 90, a 9 do Final, depois dos 7 minutos  de descontos dados  pelo árbitro da partida. No seguimento da falta do 2 penalti a equipa da Silva a ver o jogador que cometeu a falta expulso , e nos descontos ainda ficou reduzido a 9 jogadores. 



Com os jogadores da Silva abalados pelo 3 º golo e reduzidos a 9 jogadores  arriscaram tudo e subiram no terreno à procura do tento que lhe podia salvar da derrotamas numa jogada rápida mais uma vez em contra ataque pela esquerda !Com 3 avançados aparecer nas costas dos defensores da Silva  , o cruzamento sai rasteiro para o coração da área  e apareceu Hélder Silva completamente só, a fuzilar Eduardo  aos 90+3  = 2-4



  O filme do Jogo está feito , façam vocês próprios a leitura,  se os Leões foram ou não os justos vencedores. Para nós Silva foi superior na 1ª parte , os Leões claramente melhores na 2ª Parte. 



Unanimidade quanto às decisões  do árbitro nos penaltis . 

Sobre a equipa de arbitragem,  sobre  os lances de penalti, ou foras de jogo não assinalados ., não podemos afirmar que não deixaram dúvidas , porque para isso teríamos que ver as repetições, como não é possível ,  na cabina de imprensa  tinha  várias pessoas ( Sem preferências clubísticas)  a comentar que  houve razão para a marcação dos penáltis , uns mais  claros que outros .


Um Luís que fez desequilibrar  a balança.  

A nossa nota final , vai para  designar o Luís ( Leões da Serra)  o melhor jogador em campo , confessamos que não conhecíamos este Luís que esteve nesta final , com esta exibição o   Luís junta-se ao  leque de 3 ou 4 melhores  jogadores que existem no Popular, esteve  bem no aspecto   técnico, bem nos aspecto   tático,  bem no aspecto físico, sem dúvida este Luís encheu o Campo  .  Obviamente não foi por marcar os dois penaltis neste jogo mas sim pelo que fez pela  sua equipa , grande jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.